0800 000 0696

Vale a pena fazer parte de uma rede de hotéis?

Por Bárbara Paro, Redatora OYO | 23 de Outubro 2020 

Vale a pena fazer parte de uma rede de hotéis?

Entrar para o ramo da hotelaria exige grandes investimentos. Um imóvel, adaptações de mobilidade, contratação de equipe, compra de equipamentos e decoração, criação de uma logística reserva e atendimento – sem contar a manutenção desses processos durante 24 horas, sete dias por semana. No Brasil, estima-se que 7 a cada 10 hospedarias são propriedades independentes. Mas e as rede de hotéis, que dominam essas burocracias com expertise? Para a hotelaria, elas têm algo a acrescentar.

 

5 vantagens de franquear-se a uma rede de hotéis

  1. Ganhos de escala

Redução de investimentos e promoção do estabelecimento por meio do nome de uma grande marca. É dessa forma que a atuação em uma rede hoteleira se diferencia de seguir com um hotel independente. Uma rede de hotéis aumenta a visibilidade de um empreendimento autônomo devido à proporção do nome da franquia. Além disso, oferece tranquilidade financeira com uma redução dos custos para melhorias das instalações e com o aumento da perspectiva de captação. O que acontece, na prática, é a expansão da taxa de ocupação dos quartos e a diminuição consequente dos gastos operacionais.

  1. Auxílio de gestão operacional

A hotelaria é um nicho que exige conhecimento bastante específico. Ao tornar-se um franqueado de uma rede de hotéis, o hoteleiro independente recebe o know how de uma grande marca – domínios tecnológicos, de procedimentos e de atendimento, no âmbito técnico e prático. Sistemas de gestão de equipe, logística de operações das reservas e treinamento para atendimento qualificado são vantagens proporcionadas por uma rede hoteleira. Tais habilidades se refletem também no destaque que um estabelecimento tem frente aos hóspedes e na facilidade do cotidiano da equipe.

  1. Padronização da qualidade dos serviços e espaços

Sem imprevistos – apenas uma experiência padrão, oferecida através de processos sistematizados de gestão. Quando franqueado a uma rede de hotéis, um empreendimento ganha consistência. E isso acontece:

na gestão, que desburocratiza as atividades da equipe com uma logística já criada, de fácil implementação e ágil;

no atendimento, que segue um padrão de cordialidade;

na estética, que garante ambientes confortáveis e bem decorados. Hoje, sabe-se que isso pode acontecer sem que os hotéis independentes percam características próprias, o que garante a continuidade na oferta de experiências únicas e diferenciadas aos hóspedes.

A padronização das redes hoteleiras são, atualmente, maneiras de unir a criatividade do hotel autônomo com a sabedoria e coerência das grandes franquias.

  1. Adição e gestão de canais de venda

Estar presente nas plataformas de reservas online é de extrema importância para aumentar a taxa de ocupação de um hotel. As redes hoteleiras oferecem uma base de canais de venda próprios, além de OTAs e Google Meu Negócio. Isso aumenta a possibilidade do hotel ser encontrado na busca de um hóspede. As franquias auxiliam também em todo o processo de adaptação e domínio destes meios de reserva, tornando a rotina mais ágil e eficiente.

  1. Suporte financeiro e operacional

Incentivo financeiro para adaptações físicas, de equipe e tecnológicas é o primeiro suporte oferecido por uma franquia quando um empreendedor independente se une a uma rede de hotéis. Este valor desafoga o empreendimento de hotelaria e impulsiona melhorias que se refletem na experiência do hóspede.

Uma rede também oferece suporte no atendimento e gestão das reservas durante toda a parceria com o hotel, auxiliando durante possíveis problemas e proporcionando um ambiente de negócios menos burocrático.

 

A experiência na OYO

Além das vantagens apresentadas acima, a rede de hotéis da OYO oferece mais um diferencial: a precificação inteligente, que mantém as tarifas dinâmicas de acordo com a demanda e maximiza os lucros. Atuando como a segunda maior rede hoteleira do mundo, as frentes de trabalho da OYO buscam compartilhar a inteligência no ramo para alavancar a performance de hoteleiros independentes, com foco na qualidade da experiência dos hóspedes. Se você acredita que as vantagens de estar em uma franquia podem beneficiar o seu negócio, entre em contato para uma consultoria gratuita e tire suas dúvidas.

Faça parte da rede de hotéis que mais cresce
no Brasil e no Mundo!