0800 000 0696
Jovem pratica turismo sustentável - Parceiros OYO

O impacto que a ação do homem causa em nosso planeta gera danos significativos. No turismo, parte desse processo também fica evidente: milhares de viajantes marcam presença em destinos e atrativos e, se esse movimento é descuidado, pode impactar negativamente o local. Por esse motivo, há algum tempo o que se conhece como turismo sustentável se popularizou.

Este tipo de turismo surge da necessidade de fazer algo pelo futuro do planeta e, consequentemente, apresenta uma oportunidade de desenvolver ou promover negócios turísticos com uma visão respeitosa dos ecossistemas.

O que é turismo sustentável?

É a atividade turística que leva em consideração o impacto econômico, social e ambiental  – não só atual, mas também futuro – no momento de tomada de decisões. O objetivo é atender às necessidades dos viajantes; bem como as indústrias, o meio ambiente e as comunidades que os hospedam; de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Para corresponder a essa definição, a OMT estabelece alguns requisitos para o setor hoteleiro. Alguns deles são:

  • Minimização de resíduos;
  • Conservação e gestão de energia;
  • Transporte;
  • Criação de programas de sustentabilidade;
  • Compromisso ambiental de políticos e cidadãos.

Princípios fundamentais

Em 1995, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, foi realizada a primeira conferência mundial sobre turismo sustentável, da qual surgiu uma carta com 18 princípios básicos, entre os quais se destacam:

Respeito pela identidade sociocultural das comunidades locais;

Distribuição equitativa dos custos e benefícios do turismo;

Conservação ambiental;

Planejamento participativo;

Sustentabilidade;

Melhoria da qualidade de vida dos habitantes da população.

Principais objetivos

O objetivo do turismo sustentável é compreender os benefícios e os problemas que as formas tradicionais de turismo têm gerado em termos ambientais e sociais. Esta alternativa de desenvolvimento promove a consciência crítica sobre a forma como os recursos naturais e culturais são utilizados, além de gerar bem-estar às pessoas sob o cuidado do patrimônio.

Outro objetivo é a rentabilidade: protegendo os recursos naturais com a participação da população, pretende-se que as pessoas continuem viajando. Com o turismo sustentável, é possível que os viajantes contemplem todas as maravilhas que o mundo nos oferece com consciência de seu cuidado e com ações que reduzem o impacto ao meio ambiente e às comunidades locais.

Quais são os pilares do turismo sustentável?

Embora seja abertamente sustentado por três pilares fundamentais – ambiental, social e econômico – o âmbito político também deve ser considerado. Isso porque os três primeiros não funcionariam de forma eficaz sem a implementação de políticas nacionais que incentivem a população a cuidar do meio ambiente, o que o turismo sustentável implica.

A importância do turismo sustentável

O turismo pode ser uma atividade aparentemente inofensiva. No entanto, o impacto ambiental nos destinos pode ser alto, o que prejudicaria permanentemente não só os atrativos naturais, como também a própria indústria de viagens e, consequentemente, o setor hoteleiro.

Praticar turismo sustentável minimiza o impacto da ação humana no planeta e aumenta a prosperidade dos negócios turísticos.

Oportunidades de negócios no setor hoteleiro

Os hotéis são agentes essenciais na promoção e desenvolvimento do turismo sustentável. Há cada vez mais pesquisas por destinos próximos em jornadas que respeitem a natureza. Esse tipo de viagem representa a oportunidade de sair da rotina para se conectar ao meio ambiente e descansar; além de admirar as maravilhas históricas e naturais.

Diante de um número crescente de turistas conscientes, o setor hoteleiro tem de adaptar suas operações para responder às novas necessidades. Para isso, devem encontrar maneiras de oferecer seus serviços apenas com os recursos necessários; sem causar danos enquanto os viajantes aproveitam ao máximo a experiência.

Para aproveitar esta tendência de viagens sustentáveis ​​e gerar maior ocupação, convidamos você a se associar aos Parceiros OYO, nossa rede que oferece implementação tecnológica, padronização da experiência do hóspede e otimização de receita por meio de uma plataforma que possibilita maior competitividade no mercado.

10 benefícios do turismo sustentável

Esse movimento tem atraído milhares de voluntários em todo o mundo, que se dedicam à causa e são propagadores de informação. O turismo sustentável atua como um catalisador para mudanças em todo o mundo e algumas das mais notáveis ​​são:

  • Permite compreender o impacto que o turismo gera no meio ambiente e na cultura;
  • Estabelece um equilíbrio entre benefícios e custos;
  • Cria empregos e oportunidades para a população local;
  • Envolve uma diversificação da economia local;
  • Promove a preservação do patrimônio histórico e cultural de cada nação;
  • Mostra a importância dos recursos naturais;
  • Busca controlar o impacto que o turismo gera no meio ambiente;
  • Estimula a recuperação de terras marginais e, por outro lado, promove a manutenção da vegetação natural;
  • Promove o consumo responsável e o respeito ao meio ambiente.

Aproveite a tendência e melhore sua operação. Agora é a hora: agende uma consultoria gratuita com a OYO Parceiros e impulsione o crescimento do seu hotel analisando todas as possibilidades que este tipo representa para a sua propriedade.

Faça parte da rede de hotéis que mais cresce
no Brasil e no Mundo!