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Turistas pesquisam no celular para escolher o seu hotel - Parceiros OYO

Ao escolher um hotel, os turistas são guiados por diversos fatores. Destacam-se a localização, a qualidade das instalações, os serviços, as avaliações de quem já se hospedou lá e, claro, o preço. Mas existem outros fatores que influenciam essa decisão. Assim, veja abaixo alguns truques para o turista escolher o seu hotel.

Buscar uma acomodação em uma viagem é muito mais do que apenas procurar uma cama para dormir. É uma experiência por si só e faz parte da jornada das pessoas. Conforme o tempo passa e com os avanços da tecnologia, os hóspedes se tornam cada vez mais exigentes. Por isso, é muito importante estar atento às condições das instalações e dos serviços oferecidos para atrair e agradar a estes hóspedes. Existem alguns truques interessantes que você pode ter em mente a esse respeito.

Como fazer o turista escolher o seu hotel?

Certamente um dos objetivos dos hoteleiros todos os dias é atrair novos hóspedes. Mas, além disso, pretende-se que se sintam satisfeitos e depois queiram recomendar aquele hotel aos seus entes queridos – ou regressar nas suas próximas viagens.

Para isso, é essencial que os clientes fiquem encantados. Claro, isso não é tão fácil quanto parece, mas há uma série de truques aos quais você deve prestar atenção e que ajudam no momento de decisão, fazendo um viajante escolher o seu hotel. Veja abaixo.

1. Sistemas de acesso e conexão à Internet

Hoje, as pessoas permanecem conectadas independentemente de onde estejam. Além disso, muitas pessoas viajam a trabalho e é importante oferecer opções de acomodações que atendam às suas necessidades em estrutura e serviços.

Nesse sentido, é imprescindível garantir aos hóspedes um acesso adequado ao WiFi em todas as instalações. E, para evitar casos de problemas com o acesso à rede, recomenda-se aos hoteleiros que invistam na melhoria da conexão para satisfazer os viajantes.

Outra recomendação diz respeito à oferta de carregadores e computadores aos usuários. Eles valorizarão esses confortos positivamente.

2. Design exclusivo

Os viajantes de hoje procuram experiências personalizadas – e essa ideia vai até a escolha de hospedagem. Dessa forma, eles querem que o hotel em que se acomodam tenha um estilo próprio. Para alcançar bons resultados neste aspecto, é fundamental pensar na imagem corporativa do negócio. É preciso pensar nas instalações, na decoração, na forma como os funcionários trabalham, em como são feitas as reservas e o check-in, entre outras coisas. Também é necessário analisar o quanto os funcionários conhecem a cidade em que o hotel está localizado, a fim de fornecer informações aos turistas.

Existem inúmeros estilos e designs de hotéis. Portanto, você tem que pensar primeiro sobre o que deseja transmitir e que público deseja atrair. Defina se o seu público alvo é jovem ou velho, mais sofisticado ou mais descontraído, entre outras coisas. São aspectos fundamentais a levar em conta para que o viajante correto escolha o seu hotel. Algumas dicas para criar um design exclusivo são:

  1. Escolha um perfil de hotel;
  2. Personalize as salas;
  3. Gere um único menu;
  4. Ter salas ou ambientes temáticos;
  5. Personalize os uniformes dos funcionários

3. Turismo ecológico

As últimas tendências do turismo confirmam: existe um interesse crescente por parte dos viajantes por jornadas mais verdes. Hoje, dois terços dos turistas preferem reservar um hotel sustentável.

Esse tipo de turismo atrai um público cada vez mais amplo e diversificado, por isso, se pretende que o cliente escolha o seu hotel, esta é uma excelente alternativa para utilizar como diferencial e atrativo.

E como se tornar um hotel ecológico? Os caminhos são muitos. Aqui estão algumas possibilidades:

Escolha produtos orgânicos para a higiene dos hóspedes;

Faça cardápios com base em produtos orgânicos;

Ofereça latas de lixo diferenciadas por cores para facilitar a reciclagem e envolver os hóspedes;

Instale iluminação com eficiência energética;

Ofereça bicicletas e promova a mobilidade sustentável;

Opte por fontes de energia renováveis;

Ofereça alternativas de cardápio vegetariano e vegano;

Reutilize água da chuva;

Ofereça cadernos e folhas de papel reciclado;

Escolha móveis ecológicos.

4. Padronização da experiência

Garantir que cada um de seus hóspedes receba uma experiência única, mas consistente, é fundamental não apenas para eles escolherem seu hotel, mas também para conquistar sua fidelidade.

Padronizar os processos operacionais, ser coerente no que passa e no que oferece na prática é fundamental para garantir que todos os clientes tenham a mesma qualidade de experiência em seu empreendimento. 

É por este motivo que, na OYO, os hoteleiros recebem suporte operacional, certificações por nível de limpeza e treinamentos constantes, a fim de garantir o funcionamento alinhado aos mais elevados padrões de qualidade. Assim, cada hóspede recebe a mesma experiência, sem imprevistos e mal entendidos.

Além disso, ao utilizar a marca de uma rede global no exterior, recepção e quarto, você poderá garantir um alcance muito maior e o reconhecimento de uma empresa internacional, ajudando seus clientes a se sentirem mais seguros na hora de escolher em qual hotel se hospedarão.

5. Redes sociais

O hóspede gosta de poder fazer suas consultas e reservar um hotel pela web. A maioria dos turistas procura hotéis e pousadas na Internet, principalmente nas redes sociais. Portanto, se você quer incentivar o turista a escolher o seu hotel, gerenciar redes sociais e ter uma resposta rápida tanto por telefone quanto por e-mail é essencial.

Ser ativo nas redes sociais não significa apenas abrir contas; é importante que elas tenham movimento. Ou seja, que as publicações sejam feitas com frequência.

Quanto mais personalizado e de qualidade for o post, melhores serão as reações e o nível de engajamento. Recomenda-se dedicar tempo e cuidado às fotografias do hotel e da cidade onde se encontra; fotografias de produtos, menus, vistas de janelas, funcionários, entre outras coisas.

Mas, além disso, é muito importante dar uma resposta rápida às mensagens e consultas dos usuários que podem se comunicar por essas redes. Eles valorizam positivamente o fato de os hotéis responderem às suas mensagens ou perguntas em um período de tempo consideravelmente curto.

Estimule o turista a escolher seu hotel e conte com a consultoria OYO para isso

A OYO possui conhecimento das boas práticas de venda e atração de clientes por sua experiência sólida no mercado internacional e brasileiro. Entre em contato por aqui e realize uma consultoria gratuita.

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