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Imagem ilustra equipe planejando o controle financeiro de hotel - Parceiros OYO

Não é durante o ano todo que seu empreendimento desfruta de ocupação total, não é mesmo? Isso é completamente normal. No entanto, é importante compreender quais os melhores períodos para o seu hotel. Quando a taxa de ocupação de quartos atinge os maiores índices? Quais os dias da semana com mais procura e épocas do ano de maior movimento? Tendo essas informações, é possível entender também em qual sazonalidade você precisa investir novas estratégias de divulgação

Calcule a taxa de ocupação de quartos

A taxa de ocupação do seu hotel se refere a uma porcentagem. Para chegar a esse número, basta dividir o número de quartos reservados pela quantidade total de quartos que seu hotel oferece.

Taxa de ocupação de quartos = número de quartos com hóspedes / quantidade total de quartos do seu hotel

É possível fazer o cálculo para valores semanais e mensais. Para isso, basta somar a quantidade de quartos reservados durante o período e dividir pela quantidade de dias. Depois, seguir com o cálculo normal, em cima do valor médio de quartos ocupados naquele período. 

Por exemplo, se você quer calcular a taxa de ocupação de quartos durante uma semana, precisa somar os quartos que estão com hóspedes durante todas as noites do período. O número resultante deve ser dividido pelo número total de quartos disponíveis no hotel.

Identificando os períodos de pior performance na taxa de ocupação de quartos, é preciso traçar estratégias junto a equipe de gestão hoteleira para reverter os números. Veja algumas sugestões a seguir.

Invista em OTAs

As Online Travel Agencies (OTAs) recebem milhares de buscas por hospedagem diariamente. Elas são, atualmente, os principais canais de procura e reserva para os viajantes. Marcar sua presença nestas plataformas faz com que sua empresa seja vista.

Veja alguns exemplos de OTAs com bastante visibilidade entre os viajantes:

Construir um perfil com uma boa descrição e imagens profissionais permite que os viajantes tenham uma ideia de como é a estadia no seu hotel – e quais experiências você oferece.

Além disso, as OTAs também são um canal de avaliação e interação com os hóspedes. Boas notas e comentários fazem você crescer frente ao novo público.

Amplie sua estratégia de marketing digital

Em primeiro lugar, tenha consciência do seu público alvo – e esteja alinhado com a realidade. Compreendendo interesses específicos do grupo que você almeja atingir, é possível moldar sua comunicação. E, claro, direcionar esforços apenas para àqueles que se mostram mais propensos a fechar negócio. Assim, as chances de aumentar a taxa de ocupação de quartos é grande.

Com seu público alvo e persona traçados, coloque a mão na massa:

Crie um perfil no Google Meu Negócio. Essa ferramenta oferece um espaço virtual para empresas registrarem seus negócios – e o cadastro é gratuito. Com um registro na plataforma, seu hotel pode ser encontrado como resultado de pesquisa por termos relacionados ou por localidade. 

Para passar uma boa impressão ao novo público, preencha seu perfil com uma boa descrição, seu endereço e fotos de qualidade.

Tenha um site e um blog. Esses canais permitem fornecer informações básicas e precisas, que ajudam no convencimento do hóspede. 

No site, apresente:

  • Tipo de hospedagem que seu hotel trabalha;
  • Quais experiências seu empreendimento oferece;
  • Imagens dos quartos e áreas comuns;
  • História do hotel;
  • Quem é a equipe que irá atendê-lo;
  • Localização.

no blog, ofereça conteúdos informativos que são úteis para o hóspede e, ao mesmo tempo, enaltecem seus serviços. Você pode falar sobre a região que seu hotel está localizado, quais os atrativos, as vantagens de uma acomodação na sua categoria, que tipo de suporte é oferecido, entre outras ideias.

Fortalecer sua marca por meio de blog também auxilia sua visibilidade nos motores de busca, como Google. Por isso, atente-se ao uso de palavras-chave.

Seja ativo nas redes sociais. Perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube são canais de comunicação diretos com seu público. Se você sabe o perfil do seu cliente, quais os interesses dele e onde ele está presente na internet, já tem meio caminho andado para criar sua impressão.

Veja qual a linguagem mais adequada à identidade do seu negócio e quais canais fazem sentido para sua empresa. Uma vez lá, você pode apresentar aos hóspedes o cotidiano do hotel, as medidas de segurança tomadas, quais inovações estão sendo feitas e experiências diferenciadas que oferece.

Publicações orgânicas, ou seja, gratuitas, atingem parte do público que te segue. Com algumas técnicas, como uso de hashtags e conteúdos interativos, você aumenta o alcance dos conteúdos.

Trabalhe com influenciadores e canais de comunicação locais. Blogueiros e influenciadores de redes sociais possuem uma base de seguidores bastante engajada. Dessa maneira, a cada marca divulgada, o público confia na qualidade. Investir em conteúdo nesses perfis pode ser uma estratégia certeira. E a parceria pode ser feita através de permuta: que tal convidar a influencer conhecida pelo seu público alvo para uma estadia em troca de divulgação?

Boas parcerias também podem ser feitas com órgãos do turismo local: empresas de evento e viagens, restaurantes e até mesmo com a prefeitura. Assim, quem vem de fora pode receber a indicação do seu hotel.

Utilize sistemas de precificação inteligente

Depois de entender quais períodos o seu hotel tem pior desempenho, é possível trabalhar estratégias de precificação para estas datas. Dessa forma, tarifas especiais podem atrair hóspedes a ocupar quartos que, com preço normal, estariam vagos.

Você pode oferecer descontos, acrescentar experiências exclusivas – como um jantar – sem alterar o valor da diária, criar pacotes personalizados, entre outras opções.

Alguns hotéis, no entanto, já trabalham com um sistema de reserva de precificação dinâmica. Esse é o caso dos empreendimentos da rede OYO, que contam com suporte tecnológico para cálculo de tarifas flutuantes. Se a demanda é baixa, as tarifas automaticamente já caem – tornando-se mais atrativas ao hóspede.

Padronize a experiência no seu hotel para aumentar a taxa de ocupação de quartos

Uma experiência consistente e de qualidade faz sua própria divulgação. Um hóspede gosta, comenta com um amigo, que leva à família – e por aí vai. Antes de investir energia e dinheiro em outras maneiras de ocupar seus quartos, certifique-se de que seu serviço é coerente. Tanto com o que os viajantes procuram, quanto com o propósito da marca. 

Otimize recursos e produtividade através de boa gestão hoteleira

Um empreendimento bem gerido se reflete em bons resultados. Cuidados com o atendimento, estrutura e com a experiência do hóspede fazem a diferença. No final, é isso que decide se aquele hóspede irá voltar ou não ao seu hotel – determinante para a fidelização do cliente.

Busque organizar a gestão hoteleira como a OYO – oferecendo todo o suporte necessário.

Consultoria OYO: gratuita para o seu hotel

Caso esteja encontrando problemas em potencializar a taxa de ocupação de quartos do seu empreendimento, a OYO oferece consultorias gratuitas que auxiliam a crescer o número de hóspedes. Entre em contato e agende a sua.

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