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Veja, no site dos Parceiros OYO, qual a importância de um bom sistema de gestão hoteleira - e qual o impacto disso no cotidiano da sua empresa.

Sistema de gestão para hotéis independentes: tudo o que você precisa saber

Apesar de hotéis serem parte de um nicho de mercado que exige conhecimento bastante específico, a rotina de gestão hoteleira envolve habilidades em muitas áreas. Reservas, limpeza, logística de produtos, serviços, pagamento e recebimentos, experiência do hóspede, gastronomia… e por aí vai. Para conciliar planejamento, dados e resultados de tudo isso, é necessário um sistema de gestão que supra todas as necessidades de hotéis independentes. 

 

O que são sistemas de gestão hoteleira?

Não é possível organizar todas as informações necessárias para gerenciar um hotel em planilhas de Excel ou anotações em papel. São muitos dados e contatos para armazenar em um ritmo de trabalho intenso – e é muito fácil que tudo se torne um caos quando não se tem o suporte correto.

Os sistemas de gestão hoteleira são softwares desenvolvidos em cima de necessidades específicas do ramo hoteleiro. Eles possibilitam a automatização de tarefas que consomem tempo e energia da equipe, centralizando os dados em um único lugar e facilitando a tomada de decisões na gerência.

Dessa forma, pode-se receber dados dos hóspedes e armazená-los em segurança, organizar as vendas e reservas que entram, controlar o aproveitamento de recursos financeiros e acompanhar a gestão administrativa. Tudo isso dá ao gerente e aos funcionários a possibilidade de manusear as informações conforme segue o planejamento e cotidiano do hotel em um tempo reduzido e com mais assertividade nos processos – diminuindo erros.

Por que utilizar um sistema de gestão para hotéis independentes?

1. Serviço padronizado, equipe bem aproveitada e motivada.

É responsabilidade da empresa fornecer boas ferramentas de trabalho à sua equipe, criando um ambiente organizado e fluído. Um sistema de gestão permite que processos internos sejam padronizados e informações fiquem centralizadas. Além disso, com a automatização de algumas ações, a equipe consegue ser alocada em atividades que não são exclusivamente operacionais – o que valoriza o trabalho de cada colaborador. Tudo isso gera impacto no cotidiano do hotel, pois motiva a equipe e isso se reflete na qualidade da prestação de serviços.

Durante o momento de pandemia, um sistema de gestão também cria certas facilidades, como a possibilidade de trabalho remoto – o que protege equipe e hóspedes por diminuir a quantidade de colaboradores presentes no estabelecimento.

2. Organização das reservas.

Já enfrentou situações de overbooking? Ou hospedou algum cliente e esqueceu-se de registrar seus dados completos? A falta de informações ou da integração de dados pode causar situações bastante difíceis para a gestão hoteleira. Um sistema de gestão revoluciona a maneira como você está gerenciando suas reservas. De maneira mais assertiva e automatizada, o cadastro de hóspedes, as observações de reserva e as compras por diferentes OTAs são condensadas, facilitando a visualização e armazenamento – e evitando duplicidade.

3. Aumento da produtividade.

Eliminar entraves e processos que podem ser simplificados limpa sua agenda e abre espaço para atividades focadas em resultados. Um sistema de gestão para hotéis independentes auxilia na gestão do tempo da equipe, uma vez que se encarrega de burocracias que, manualmente, tomariam muito do expediente. 

4. Experiência do hóspede.

A falta de organização na gestão hoteleira compromete a qualidade da prestação de serviços – o que afeta diretamente a experiência do hóspede. Atendimento demorado, reservas desorganizadas e processos muito burocráticos afastam clientes. Com um gerenciamento organizado, agilizado e facilitado por um sistema de gestão – e somando isso a uma equipe motivada – a qualidade e cuidado buscado pelo hóspede são atingidos.

5. Visualização dos resultados.

Ter uma visão geral dos resultados do seu hotel requer uma compilação de dados de vários departamentos. Imagina ter que fazer tudo isso à mão ou juntando diversas planilhas? Um sistema de gestão para hoteleiros independentes cruzam todas as informações em tempo real, o que possibilita um estudo do retorno financeiro de maneira ágil e constante.

Ferramenta de gestão hoteleira

O sistema de gestão da OYO foi criado para atender às necessidades de hotéis independentes e pousadas. Com ele, é possível visualizar as reservas e a disponibilidade de quartos, analisar indicadores e extrair relatórios. Também possibilita ao gerente ter controle da receita e das despesas da empresa.

Para além dos benefícios de um sistema de gestão comum, a parceria com a OYO oferece:

✔ Gestão e adição de canais de venda. Gestão dos canais digitais como OTAs e Google meu Negócio, além da adição de canais próprios de venda;

✔ Precificação inteligente. Modelo de precificação dinâmica que busca maximizar sua ocupação e um potencial aumento de receita;

✔ Suporte a gestão e apoio operacional. Atendimento para dar suporte ao seu hotel, aumentando a eficiência operacional do negócio e melhorando a experiência dos hóspedes.

A OYO oferece um sistema de gestão bastante completo para os parceiros, desenvolvido com base na experiência qualificada de anos de mercado nacional e internacional. 

Se você é um hoteleiro independente e busca ajuda para organização e gestão de dados, preencha o formulário e agende uma consultoria gratuita com a OYO Parceiros.

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