0800 000 0696
Imagem de microfone representa as relações públicas no setor hoteleiro - Parceiros OYO

Existem muitas áreas nas quais a importância das relações públicas é compreendida e trabalhada. Porém, pouco ainda se fala sobre sua função dentro da hotelaria. A atividade turística é, apesar disso, uma das grandes beneficiárias deste tipo de estratégia. Assim, as relações públicas no setor hoteleiro desempenham um papel fundamental, visto que são parte da promoção do turismo num país, numa cidade, numa experiência e, claro, num hotel. Por este motivo, pode-se dizer que têm alto impacto no cotidiano de um hotel – condicionam a imagem de um destino e de um alojamento, juntamente com a oferta turística.

Para a indústria do turismo e, portanto, para a hotelaria, a utilização e a devida disseminação dos seus recursos são essenciais. Pode-se até dizer que é mais importante neste setor do que em muitos outros.

O que são relações públicas?

Quando se fala sobre essa área da comunicação, refere-se a uma estratégia que visa gerar uma relação de confiança entre uma empresa e seu público. Isso é especialmente importante no setor hoteleiro, pois a experiência das pessoas está em jogo nos momentos de relaxamento e nas viagens em geral. É uma forma de garantir um interesse e uma predisposição positiva.

Nas relações públicas no setor hoteleiro, as pessoas encarregadas dessas tarefas gerenciam a comunicação dos hotéis. Para isso, tratam, em particular, da interação com diferentes meios e formas de comunicação. Dentre essas formas de comunicação podemos encontrar desde redes sociais até mídias tradicionais, eventos, atividades especiais, entre outros.

Relações públicas e setor hoteleiro

Tendo em mente o que foi dito acima, é possível constatar que as relações públicas intervêm no setor do turismo a partir da venda e promoção de um destino, uma experiência ou um alojamento. Hoje, existem diferentes tipos de relações desta natureza que podem ser aplicadas de acordo com as particularidades e necessidades do hotel: rotina, imagem e crise.

Relações de rotina

Se chama relacionamento de rotina os processos e ferramentas que ajudam a construir confiança no mercado de origem. Trata-se de gerar uma presença permanente na mídia, seja ela nova ou tradicional. É, em suma, uma forma de mostrar a existência do hotel para o público e também de gerar um vínculo de confiança com ele.

Relações de imagem

Na verdade, este é o primeiro relacionamento público de um host. Trata-se de divulgar o hotel, gerando visibilidade para ele. Mas, além disso, trata-se de construir uma imagem sobre o empreendimento, que posteriormente se consolida nas relações cotidianas.

Relações de crise

Por fim, em casos de situações de crise, as relações públicas vão até a mídia para mudar a percepção que pode ser construída sobre um destino ou imóvel. Por exemplo, se um local é considerado inseguro ou não adequado para crianças, entre muitas outras possibilidades, as relações públicas no setor hoteleiro procuram mudar essa imagem utilizando argumentos convincentes. É por isso que a ligação entre as relações públicas e o setor hoteleiro é tão importante.

Ferramentas e atividades de relações públicas no setor hoteleiro

As relações públicas têm diferentes ferramentas para usar para desenvolver seus objetivos. Uma das mais frequentes é a consultoria externa. As empresas podem acessar os serviços de consultores especializados na área e que podem dar suporte às suas necessidades específicas.

Há também ferramentas de comunicação e organização que se destacam. Aqueles que trabalham com relações públicas geram um calendário de atividades para diferentes áreas de atuação da divulgação. Além disso, é aconselhável planejar eventos especiais relacionados aos interesses do hotel e que, além disso, tragam uma receita para o hotel e não um prejuízo. Recomenda-se também o desenvolvimento de várias campanhas de comunicação adaptadas a cada situação e objetivo, valorizando as mensagens que se pretende transmitir.

Qual deve ser o perfil profissional de quem faz relações públicas?

As pessoas que se dedicam ao desenvolvimento de relações públicas de uma empresa devem ter certas qualidades particulares. São trabalhadores com boas habilidades de comunicação, tanto por escrito quanto verbalmente. Eles também devem ser capazes de pesquisar, planejar, gerenciar, criar e negociar vários eventos e estratégias. São pessoas com capacidade de oferecer soluções que facilitam certas tarefas e resolvam problemas.

Em geral, as pessoas que fazem relações públicas passam grande parte do tempo desenvolvendo estratégias de comunicação. Estes, frequentemente direcionados para a mídia tradicional e para redes sociais ou sites. Hoje em dia, especialmente as redes sociais ganham peso para isso. Para fazer isso, eles gastam tempo pesquisando e planejando mensagens com base em uma lista predefinida de objetivos. É importante observar que a maneira como as relações públicas são conduzidas pode às vezes definir o futuro de um hotel ou pousada.

Em geral, ao procurar pessoas para lidar com relações públicas, algumas das seguintes qualidades devem ser priorizadas:

Experiência na área;

Boa escrita;

Bom relacionamento interpessoal;

Experiência de comunicação;

Conhecimento de mídia e redes sociais;

Senso de negócios;

Contatos;

Mentalidade estratégica;

Capacidade de observar;

Conhecimento da hotelaria;

Bagagem cultural.

Relações públicas e publicidade são iguais?

A resposta é não. Embora sejam dois campos que se relacionam por serem da área de comunicação, a publicidade costuma ser direcionada ao público por meio de mídias tradicionais, produções gráficas e conteúdo para redes sociais. Já as relações públicas no setor hoteleiro incluem a gestão de eventos e diferentes estratégias, tanto virtuais e midiáticas quanto presenciais, para aproximar o hotel do público esperado e, ao mesmo tempo, garantir uma boa imagem do mesmo.

Na OYO Hotéis, os parceiros contam com uma área especializada em Relações Públicas, que garante o acesso a todos os benefícios desta atividade sem investimentos adicionais. Se ainda não é membro, não se esqueça de pedir a sua consultoria gratuita para conhecer todas as vantagens de fazer parte da rede de hotelaria.

Faça parte da rede de hotéis que mais cresce
no Brasil e no Mundo!