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Após reabertura de hotel, hóspedes chegam para estadia - Parceiros OYO

Já é possível voltar ao movimento, mas de uma maneira diferente – muito mais cuidadosa. Na reabertura de hotel pós pandemia, ofertas e preços não são os aspectos mais atrativos. O que interessa o hóspede é como o seu hotel vai suprir a necessidade redobrada de segurança que o momento pede. E como você oferece isso sem perder a profundidade das experiências de viagem. Siga 6 passos.

1. O planejamento é essencial no pós pandemia

Para a reabertura de hotel, é preciso revisar todos os procedimentos internos em detalhes. Comece respondendo algumas perguntas mais gerais, sobre seu negócio:

  • Qual será seu posicionamento no mercado?
  • Qual o seu diferencial frente aos concorrentes no momento?
  • Qual a necessidade de investimento financeiro?
  • Como a equipe de marketing deve agir?
  • Como está demanda?

Frente às respostas, busque aprofundar-se no planejamento prático. Siga as perguntas abaixo para entender o que muda na rotina do empreendimento.

  • O que o hóspede espera ao chegar no hotel?
  • Quais os cuidados necessários com áreas de contato como maçanetas, controles remotos, torneiras e outros?
  • Qual a frequência de higienização dos ambientes?
  • Haverá agendamento para uso de áreas comuns?
  • Como serão as refeições?
  • Quais produtos de limpeza devem ser utilizados?
  • A disposição dos móveis precisa ser alterada para manter o distanciamento físico?

Com as respostas, será necessário uma revisão de processos de trabalho em conjunto com os colaboradores do hotel. E, assim, pode-se estabelecer um prazo para implementação das novas medidas.

2. Identifique uma maneira sustentável de realizar todas essas mudanças 

A gestão de um hotel num momento de crise é desafiadora – veja aqui o webinar OYO de Governança e Limpeza no período de COVID-19

Antes de implementar qualquer procedimento novo, é preciso fazer um estudo financeiro. Entender os gastos que as adaptações pós pandemia implicam ao seu negócio complementa sua estratégia de reabertura de hotel. Com essas informações em mãos, você compreenderá melhor: 

  • Como trabalhar a divulgação;
  • Quais ofertas podem ser feitas;
  • Como seu orçamento está comprometido pelo próximo ano;
  • Qual retorno financeiro esperado com a reabertura.

3. Adeque os procedimentos de limpeza para a reabertura de hotel

Baseados nas indicações do World Travel & Tourism Council, que lançou um selo internacional chamado Safe Travels, listamos alguns pontos de atenção.

Estabeleça uma frequência de limpeza mais assídua em cada cômodo;

Defina também o procedimento de revisão da higienização;

Disponibilize produtos de limpeza extra nos quartos, como sabão e álcool;

Objetos desnecessários devem ser removidos em todo o hotel;

Atente-se aos principais pontos de contato do estabelecimento (maçanetas e botões de elevador, por exemplo) e redobre a higiene;

Implemente processos de limpeza mais rigorosos na lavanderia e na cozinha, que manuseiam objetos de uso comum como lençóis, copos e talheres;

Certifique-se que todos os espaços comuns possuem ventilação adequada.

Para facilitar o acompanhamento do cotidiano de higiene, baixe aqui o modelo de cronograma de limpeza da OYO.

4. Adapte procedimentos padrões

  • Incentive o pagamento online, por cartão ou transferências bancárias, evitando contato;
  • Disponibilize o check-in e check-out sem contato. O preenchimento da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) pode ser feito online – por email, aplicativo, pelo site do hotel ou de outra maneira que for conveniente;
  • Sinalize com placas e por meio dos colaboradores como os hóspedes devem agir: qual o distanciamento de poltronas adequado para sentar-se, quantas pessoas podem utilizar o elevador, entre outros;
  • Evite filas e, caso elas ocorram, sinalize o distanciamento entre cada indivíduo;
  • Reduza a quantidade de funcionários na recepção;
  • Aumente o espaçamento entre mesas, cadeiras, bancos e poltronas;
  • Elimine cardápios físicos e substitua-os por versões digitais;
  • Ofereça room service com mínimo de contato – o colaborador leva o carrinho apenas até a porta do quarto;
  • Estabeleça uma janela entre uma reserva de pelo menos 24 horas, para que seja possível fazer a higiene adequada do quarto;

5. Treine sua equipe

Quais conhecimentos as camareiras deverão adquirir para realizar a limpeza de quarto de acordo com as novas normas de segurança e higiene? E a equipe da recepção, precisa se adequar aos novos procedimentos sem contato de qual forma? 

Seus colaboradores precisam ser exaustivamente treinados para que os protocolos combinados sejam cumpridos à risca. 

Todos devem obrigatoriamente utilizar máscaras durante todo o expediente. Também é necessário eleger uma equipe para realizar as verificações de saúde dos hóspedes, como checagem de temperatura.

6. Divulgue seus cuidados

Publicar em seus canais de comunicação o processo de adaptação dos procedimentos em seu hotel envolve o seu público desde os bastidores. Isso gera confiança e segurança – oferecer informação de qualidade para que os viajantes faz entender que é seguro voltar a hospedar-se em hotéis. E, claro, este também é um método de promover seu empreendimento.

Mostre a dedicação de sua equipe, transmitindo os valores reais da sua marca. Abuse das redes sociais para um conteúdo mais descontraído, enquanto usa seu blog e o site do hotel para textos informativos.

Reabertura de hotel: parceiros OYO

Durante este período de adaptação e reabertura gradual, a OYO tem apoiado todos seus parceiros – tanto na padronização de procedimentos quanto no suporte operacional. Para isso, foram desenvolvidas metodologias de planejamento e protocolos de implementação das novas normas. Para mais informações, solicite uma consultoria OYO, totalmente gratuita.

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