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Moedas ilustram precificação dinâmica na gestão financeira de hotéis - Parceiros OYO

Uma estratégia de adaptação do valor do serviço ou produto para potencializar as vendas. A precificação dinâmica é uma ferramenta de gestão financeira utilizada por companhias aéreas, alguns e-commerce e também hotéis para que os valores flutuem e se alterem de maneira automática, de acordo com a margem trabalhada pelo mercado. Se é preciso ser dinâmico e flexível para empreender, é também muito útil aproveitar a dinamicidade para atrair novos hóspedes e aumentar a lucratividade por reserva.

Para os empreendedores veteranos, precificar um produto ou serviço pode ser uma tarefa muito óbvia. Custos + mark up desejado = valor final. Certo? Nem sempre.

O cotidiano de trabalho mostra que existem muitas variáveis nessa equação. E que não basta definir o preço uma vez – o mundo é mais dinâmico e rápido que isso. Acompanhar os valores de mercado, basear-se na concorrência, na demanda e na oferta é um processo constante e que pode alterar valores dia sim, dia não.

Estar atento a essas possibilidades gera mais lucro e rentabilidade que o preço estático e pode ser a diferença entre uma reserva e o abandono do seu site para a procura de outra acomodação.

O que é a precificação dinâmica?

Por meio de tecnologia e Big Data (os diversos dados disponíveis na internet), uma ferramenta automatizada de gestão financeira de hotéis analisa o comportamento do mercado. Ela utiliza as informações a que tem acesso de concorrentes e do seu negócio para calcular valores de reservas coerentes com o cenário do momento. 

Como funciona?

Em vez de utilizar um preço de reserva fixo, na precificação dinâmica o hoteleiro passa a usar uma faixa de valores, que permite variação do custo da diária para um hóspede de acordo com o mercado e a demanda. Para isso, o sistema considera os seguintes fatores:

Cenário econômico;

Oscilações de valores no mercado, baseado nos concorrentes;

Demanda por quartos naquele momento em sua região;

Oferta de quartos disponíveis no mercado.

Em uma lógica parecida, existe também a estratégia de precificação inteligente. Além dos aspectos já mencionados, esse tipo mais avançado de definição do valor da diária leva em consideração também dados detalhados do seu negócio. Por unir informações internas e externas, oferece um valor ainda mais preciso para extrair o máximo de rentabilidade em uma reserva naquele momento. Dessa forma, também, o preço pode variar mais de uma vez em um mesmo dia.

Com o sistema de gestão correto, esses aspectos são analisados o tempo todo e os valores são automaticamente alterados na sua plataforma, inserindo seu hotel de maneira competitiva nas ferramentas de busca – sem perder sua margem de lucro.

As vantagens da precificação dinâmica para a gestão financeira de um hotel

  • Aumento na margem de lucro. Com a estratégia de precificação dinâmica é possível tornar seus valores mais coerentes com o mercado, aproveitando oportunidades de aumentar a rentabilidade. Se um concorrente está cobrando mais que você, é possível aumentar um pouco sua diária sem perder espaço no mercado. Caso o sistema detecte que um outro hotel está com poucos quartos e que o seu empreendimento tem mais oportunidade, também é possível cobrar de acordo com a escassez de vagas. Sempre pensando em extrair o máximo de cada venda.

  • Criação de demanda. Da mesma maneira que é possível aumentar seus valores de acordo com o aumento da demanda, também é necessário diminuí-los a fim de criar um público que bancaria aquele serviço. Dessa forma, gera-se uma busca em seu site e o número de quartos desocupados é reduzido. Aumentando o movimento e, consequentemente, o faturamento.
  • Entendimento do comportamento do hóspede. Além de analisar o comportamento dos concorrentes, a precificação dinâmica também acompanha as tendências dos clientes. Como eles lidam com a flutuação de preços? O que faz com que mudem de ideia antes de abandonar uma reserva? Observar esses aspectos é fundamental para adaptar seu negócio ao que é vendável.
  • Automatização do benchmarking. A precificação dinâmica permite identificar ameaças e oportunidades a tempo de conquistar a venda. Para isso, a análise da concorrência e a inserção da sua empresa nesse cenário são processos realizados automaticamente pelo sistema.

Além desses benefícios, adotar um sistema de precificação dinâmica ajuda também a melhorar o posicionamento do seu hotel em marketplaces e sites de comparação de preços, possibilita montar um histórico de comportamento dos concorrentes e permite utilizar estratégias de marketing combinadas a preços competitivos.

Precificação inteligente OYO

Os parceiros da OYO recebem acesso a um sistema de gestão financeira de hotéis que oferece a funcionalidade de ferramenta de precificação inteligente. Se quer saber mais sobre essa estratégia e como aplicá-la ao seu negócio, solicite uma consultoria gratuita OYO aqui.

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