0800 000 0696
Imagem ilustra o perfil do viajante de um determinado estabelecimento no setor hoteleiro - Parceiros OYO

Traçar o perfil do viajante não é exatamente uma tarefa fácil: as expectativas variam de um indivíduo para outro, tornando as projeções de uma viagem diferentes para duas pessoas com características comuns.

No setor hoteleiro, é importante que a análise leve em consideração os diferentes perfis de viajante existentes. Também é necessário estudá-los constantemente, pois estes também mudam com o tempo. Um perfil do viajante bem estruturado e analisado pode ajudar a atrair mais clientes.

Tipos de viajantes

De acordo com a Organização Mundial do Turismo, um viajante é definido como uma pessoa que se desloca entre duas localizações geográficas diferentes por qualquer motivo e por um período de tempo variável.

Quando se trata de viajar, cada pessoa o faz de forma diferente e com seu próprio estilo, embora em geral possamos classificar o perfil do viajante em algumas categorias:

  • Aventureiros: gostam de se arriscar, ousam fazer de tudo para viver novas experiências;
  • Fotógrafos: a câmera deles ocupa o lugar mais importante da mala, são fãs da boa fotografia;
  • Culturais: amam visitar lugares cheios de história sobre os quais possam compartilhar no futuro;
  • Planejadores: super metódicos na hora de organizar uma viagem, cada destino e atividade são perfeitamente planejados;
  • Luxo: Eles preferem conforto e ostentação antes de mais nada. Não importa o custo;
  • Compradores: fãs de souvenirs, em suas casas guardam lembranças de cada viagem realizada;
  • Trabalhadores: aquele viajante de negócios que aproveita para conhecer a cidade que está visitando;
  • Viajantes 2.0: amantes das redes sociais, gostam de compartilhar cada detalhe de suas viagens com os seguidores;
  • Foodie: amantes da comida. Provar as comidas típicas de cada lugar para onde viajam é a sua maior paixão.

Como traçar o perfil do viajante?

A análise de um viajante não implica em algo estático, muda com o tempo e depende da cultura, do país, das crenças, da moda atual e outras tendências.

Devemos estar constantemente estudando o perfil dos viajantes para entender melhor seus gostos ou necessidades e, assim, nos adaptar a eles a fim de melhor atendê-los. Alguns dos fatores que devemos considerar ao conduzir nossa análise do viajante são:

Tendências reais;

Nacionalidades dos viajantes;

Tipos de serviços que você pode oferecer em sua propriedade.

Qual é o perfil do viajante hoje?

O perfil do atual viajante, sem dúvida, foi influenciado pelas novas tendências tecnológicas. As redes sociais têm um grande peso nisso, pois servem de vitrine para mostrar diversos pontos turísticos e despertar o interesse de potenciais clientes.

Os viajantes atuais levam em consideração os comentários que encontram sobre essas plataformas antes de tomar uma decisão, por isso devemos sempre prestar um bom serviço e observar as análises de hóspedes em OTAs e redes sociais.

Além disso, o atual viajante caracteriza-se por ser um consumidor ativo das várias plataformas tecnológicas através das quais planeja as suas viagens, bastando para isso um celular à mão para poder organizar toda uma viagem.

Qual é o perfil do viajante que visita o Brasil?

O Brasil se caracteriza por ser um país culturalmente rico, cheio de história, com maravilhas arquitetônicas, belas paisagens, praias e a melhor comida. Por isso, ano após ano, milhares de viajantes escolhem nosso país como um lugar de férias.

De acordo com o Ministério do Turismo, em 2018, o perfil do viajante internacional que visita o Brasil indicava que o principal motivo da viagem é lazer (58,8%). De todas as jornadas dos estrangeiros, 34% foram feitas em família e 31% foram feitas individualmente.

Sol e praia são os principais motivadores da escolha do destino (71,7%), mas natureza, ecoturismo e aventura também aparecem com um número significativo de 16,3%. Os turistas têm em média de 32 a 59 anos e a maioria possui nível de estudo superior.

47% dos viajantes utilizam hotéis, flats ou pousadas para se hospedarem por aqui.

Fatores decisivos para reservar um hotel

O primeiro aspecto que deve ser levado em conta é que hoje as mídias digitais acabam sendo a primeira ferramenta de busca para viajantes. Ao avaliar em qual rede de hotéis reservar, eles costumam consultar redes sociais, blogs, sites e OTAs.

Uma das principais características que o viajante avalia é o custo e a localização da rede hoteleira. Quanto mais próximo dos pontos turísticos e quanto melhor o custo, maior o interesse.

Além disso, aspectos como limpeza, áreas de lazer, facilidade de acesso a transporte, possibilidade de café da manhã e atendimento pelos funcionários do hotel também são importantes.

Isso também vai depender do tipo de viajante: se se trata de uma viagem a lazer, essas características são provavelmente essenciais. Mas se for uma viagem de negócios, as prioridades variam um pouco. Em resumo, os pontos iniciais observados pelo hóspede são a relação custo-benefício, a garantia de um bom serviço e a possibilidade de acesso a áreas de diversão.

Viajantes nacionais

Os brasileiros costumam viajar para outras cidades do país que não sua área de residência, seja para turismo ou simplesmente para visitar parentes. De acordo com o boletim de viagens domésticas registrado pelo Ministério do Turismo em 2019, São Paulo é a unidade federativa que registra o maior número de viajantes nacionais, seguida de Minas Gerais. 

O que faz um hóspede se sentir seguro em seu hotel? 

Neste momento, passar confiança e segurança ao seu público alvo é essencial para converter uma venda. Nós, Parceiros OYO, perguntamos aos nossos clientes o que os hotéis precisam oferecer para que eles se sintam seguros, considerando o cenário atual. Veja aqui as respostas.

Ganhe projeção internacional

Se você está procurando obter projeção e melhores retornos para o seu hotel, considere a opção de se tornar um Parceiro OYO. Com nosso programa de parceria seu hotel estará posicionado em mais de 18 países e você poderá acessar benefícios como:

  • Acesso a mais de 20 milhões de usuários cadastrados no aplicativo;
  • Mais de 170 mil seguidores nas redes sociais;
  • Mais de 40 milhões de visitantes em nossos canais diretos;
  • Reputação da sua propriedade com o apoio de uma marca global.

Veja aqui quais as vantagens de fazer parte de uma rede de hotéis.

Faça parte da rede de hotéis que mais cresce
no Brasil e no Mundo!