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A Importância das OTA’s e Redes Sociais para o seu negócio

Por Eduardo José Silva Moreira, Consultor em hotelaria | 20 de Outubro2020 

A importância das OTAs e redes sociais para o seu negócio

Desde 2018 uma pesquisa realizada por um meio de pagamento já apontava que a grande maioria dos brasileiros preferem buscar serviços turísticos pela internet. Atualmente, é possível observar que 64% dos brasileiros que compram passagens aéreas e diárias de hotéis utilizam a internet como principal canal, sendo que 94% preferem utilizar celulares para fazer essa compra. Para as empresas do ramo da hotelaria, isso significa que estar presente nas OTAs (Online Travel Agency) e ter perfis de divulgação nas redes sociais  é imprescindível.

Por que colocar seu hotel em OTAs?

Plataformas online como a Booking.com são, hoje, uma das principais fontes de reservas dos meios de hospedagem no mundo. Algumas OTAs até mesmo já ultrapassaram os sites próprios dos hotéis. O domínio desses canais de distribuição nunca foi tão necessário para que os resultados sejam maximizados.

Como aproveitar o potencial desses canais

Apenas estar disponível nos sites de reserva online não é suficiente. Deve-se criar um perfil que transpareça a categoria dos serviços de hotelaria que você oferece. A qualidade das fotos, por exemplo, pode aumentar sua taxa de ocupação em 50%. Por isso, investir em fotografia profissional para destacar pontos fortes do seu empreendimento pode trazer ótimos resultados.

Além disso, ser vigilante aos sites TripAdvisor e às próprias OTAs é importante não só para receber reservas. É ali que hóspedes que ficaram em seu hotel ou pousada comentam sobre o serviços que lhes foi oferecido e fazem uma avaliação. Esse tipo de interação se tornou um termômetro para novos clientes: atualmente, 58,54% deles procuram por comentários de outros hóspedes antes de reservar no hotel escolhido. E, para isso, 50,42% dos brasileiros visitam de 2 a 3 sites de reservas antes de escolher um hotel em determinada localização.

Assim, é primordial interagir com os hóspedes nessas plataformas, a fim de garantir material que vá passar de maneira espontânea a confiança que novos clientes necessitam para reservar. Esse tipo de cuidado traz retorno futuro e atrai um maior número de clientes, que buscam comentários e respostas dos hotéis para decidir qual será o meio de hospedagem em sua próxima viagem.

O papel das redes sociais na divulgação de hotelaria

As redes sociais também têm um papel fundamental nesse processo de construção de imagem. Desde o início da quarentena, houve um aumento de 40% na utilização das principais redes sociais como Facebook, WhatsApp e Instagram. Nesta última, já são mais de 5 milhões de perfis comerciais que criam engajamento com as marcas, facilitam a promoção dos produtos e a interação com clientes, além de ser uma ótima ferramenta de vendas.

A concorrência é grande, mas é preciso ganhar seu espaço e fortalecer-se frente aos seus diferenciais. Os resultados são valiosos. Segundo a ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens), o Instagram foi a segunda rede social mais utilizada para vendas no mercado do turismo, com 61% da fatia, ficando apenas atrás do WhatsApp, com 83% dessas vendas.

Grande parte dos hotéis utilizam as redes sociais para uma diversa gama de conteúdos:

divulgar promoções;

informar seus potenciais hóspedes com dados que são relevantes no turismo, como os protocolos de segurança implementados;

compartilhar vídeos e fotos profissionais da sua propriedade, aumentando o interesse dos futuros hóspedes.

Produzir conteúdo para as redes sociais permite aumentar seus seguidores e seu alcance nas mídias, trazendo visibilidade para sua marca.

Estar online, saber promover o seu hotel, interagir de maneira rápida com o seu cliente e criar engajamento com a sua marca são fatores cruciais para criar relevância, ser mais visto e receber mais reservas. As OTAs e as redes sociais ão ferramentas muito baratas que podem trazer muito resultado para o seu negócio.

A presença online dos hotéis da rede OYO

Na OYO, as OTAs hoje representam 51% de todas as reservas e do faturamento dos hotéis, incluindo os canais de vendas próprios (OYO App, Portal e Central de Reservas). Através da expertise no ramo de hotelaria, é possível extrair o máximo desses canais e potencializar a receita de um hotel. Acompanhe as redes sociais da OYO.

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