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Imagem ilustra profissional de marketing para hotéis trabalhando - Parceiros OYO

Ainda que as reservas sejam feitas por telefone ou fisicamente – o que é raro hoje em dia -, os hóspedes sempre buscam informações sobre o hotel na internet. O ambiente online é hoje, um parque de diversões para clientes: oferece um dossiê completo sobre a experiência que cada marca oferece. E as pessoas estão bastante atentas a maneira como cada hospedagem se apresenta e posiciona. Elas pesquisam, comparam, se inspiram… e é por este motivo que o marketing para hotéis é importante.

Estar presente na internet é essencial – mas também desafiador. Frente a uma grande quantidade de acomodações oferecendo estadias, é preciso se destacar para aparecer em resultados de busca imediatos e chamar a atenção do seu cliente ideal. Diversos são os mecanismos para isso, mas é preciso começar do lugar correto.

Veja as dicas da OYO para iniciar sua divulgação online de maneira efetiva.

3 passos iniciais do marketing para hotéis

1. Defina sua persona.

Antes de desenhar qualquer estratégia ou tomar alguma iniciativa de divulgação, deve-se traçar um perfil bastante verídico do seu cliente ideal. Nesse momento, os detalhes são imprescindíveis – é isso que vai diferir sua persona (um perfil muito mais assertivo dos seus hóspedes em potencial) do seu público alvo, que é bem mais abrangente. 

Procure idade, sexo, profissão, interesses, estado civil, quais seriam os hábitos dessa persona, objetivos pessoais e profissionais… quanto mais detalhes, mais informações ricas para utilizar no marketing para hotéis.

Apenas com a sua persona em mãos é possível traçar estratégias que sejam efetivas, definindo objetivos de curto e longo prazo.

2. Garanta a coerência e a qualidade da sua empresa.

De nada adianta investir dinheiro e expectativa em estratégia de marketing para hotéis se, ao chegar à sua acomodação, o hóspede fica insatisfeito. O que é divulgado deve ser também o que acontece durante a estadia.

O principal trabalho de base de divulgação é oferecer um serviço impecável: atendimento cuidadoso, estrutura de qualidade e experiências diferenciadas. Com isso priorizado na gestão hoteleira, o cliente fica satisfeito e pode indicar o seu hotel para outras pessoas no famoso boca a boca. E, além disso, você estará sendo coerente com o que oferece na internet.

3. Crie seus canais de comunicação com o público.

É através deles que você será achado e por onde o hóspede terá a primeira impressão do seu negócio. Veja os principais canais de comunicação e no que se atentar ao criá-los:

Site. Em um layout que faça sentido com a identidade visual da sua marca, crie um texto de boas-vindas e induza o visitante a conhecer outros conteúdos. Ali, você pode oferecer informações sobre a história do hotel, quem é a equipe que vai atendê-lo, experiências oferecidas, como são as acomodações, práticas de sustentabilidade, projetos da empresa e tudo o que puder criar uma imagem coerente e positiva. 

O uso de imagens bem enquadradas e com alta definição é essencial. Também é legal oferecer um tour virtual, para que o cliente possa ter uma ideia mais realista de como é a estrutura do seu hotel ou pousada.
Além de mostrar todo o potencial e benefícios que uma hospedagem no seu hotel proporcionam, não se esqueça de deixar as informações de contato explícitas: telefone, email, link para redes sociais e, se possível, um chat rápido.

Atenção: Invista em um site responsivo, ou seja, que seja adaptável a qualquer tipo de tela: tablet, computador e smartphone. A maioria dos acessos hoje em dia é via mobile.

Blog. Diferente do conteúdo do site, no blog do seu hotel você poderá trabalhar uma gama de conteúdos bastante extensa. Artigos sobre temáticas que interessam sua persona e que, de alguma forma, posicionem sua marca com relevância. Ao criar um blog, você tem a possibilidade de trabalhar o marketing de conteúdo, uma ferramenta excelente para atrair tráfego sem custos com anúncios. O blog é também um canal para gerar credibilidade em seu hóspede potencial: é ali que você mostra seu conhecimento sobre a região que está inserido, enaltece os serviços que oferece e se mostra antenado com as tendências. 

Para entender melhor como encaixar a escolha das pautas para o seu blog dentro da estratégia de marketing de hotéis, baixe o ebook Dicas para aumentar suas reservas online, da OYO.

Redes sociais. Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter… são diversas as opções e você não precisa estar presente em todas. Estude cada uma delas e veja em quais a sua persona também está. Busque entender as ferramentas que cada rede fornece e qual a linguagem adequada para cada conteúdo.

É através do seu perfil em uma rede social que o seu hóspede em potencial tem contato direto com a sua marca. O conteúdo publicado, então, pode ser mais pessoal, mostrando desde o cotidiano da gestão hoteleira até experiências exclusivas oferecidas aos hóspedes. É interessante também divulgar feedback de clientes.

Como as redes sociais permitem comentários e envio de mensagens diretas, é necessário ter uma equipe bem treinada para fazer o atendimento e monitoramento do perfil.

Não se esqueça também de disponibilizar todas as informações de contato em seu perfil.

Trace parcerias. Locadoras de carros, empresas que organizam eventos, agências de turismo e alguns tipos de negócio podem ser parceiros para o seu hotel. Com eles, você pode fechar acordos. Por exemplo, quando um hóspede pergunta pelo melhor local na região para alugar um carro, você indica seu parceiro. Assim, quando um cliente perguntar aos seus parceiros onde podem se hospedar com conforto, você também será indicado.

Outro tipo de parceria a ser buscada pela gestão hoteleira é aquela com influenciadores. Já imaginou aquele perfil famoso na região do seu hotel postando como é bom se hospedar ali? Mostrando a experiência a fundo, para um público que se assemelha à sua persona. Procure saber qual o engajamento nas publicações do seu parceiro e ofereça serviços em troca de divulgação. Assim a sua marca ganhará credibilidade.

Ebook OYO: Dicas para aumentar suas reservas online

Se você já compreendeu as orientações acima e começou a colocar a mão na massa, é possível ir além. Traçar estratégias para cada canal de comunicação é muito importante, ainda mais no ambiente online. Para dicas de gestão hoteleira e de uso do instagram, Google Meu Negócio, mídia paga e OTAs na divulgação do seu hotel, baixe gratuitamente o ebook OYO Dicas para aumentar suas reservas online.

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