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Imagem ilustra marketing para atrair hóspedes - Parceiros OYO

Ter um plano bem estabelecido que lhe permita realizar uma boa campanha de marketing para atrair hóspedes ao seu hotel é fundamental. É isso que vai garantir que seu empreendimento tenha um alcance maior, além de captar a atenção de potenciais clientes em qualquer canto do mundo.

Sabemos que o setor hoteleiro é um mercado muito competitivo. Por isso, existe uma preocupação constante em pensar estratégias adequadas que permitam aumentar a visibilidade da empresa. Tal esforço se reflete, sem dúvida, no aumento das vendas, sendo este o principal objetivo das campanhas de marketing digital.

Todas as estratégias de divulgação online que são implementadas nos hotéis devem se concentrar em passar aos clientes em potencial a oportunidade de uma estadia positiva, uma vez que eles são os principais beneficiários dos serviços. Depois disso, uma boa experiência de hóspede garante a fidelização.

Por que o marketing digital é importante para atrair hóspedes?

Com o tempo, as pessoas mudaram a maneira como acessam as informações. Hoje em dia, graças aos dispositivos móveis, o usuário pode decidir o que deseja. E, no caso do setor hoteleiro, permite-lhe acessar dados sobre toda a oferta hoteleira disponível para uma determinada região.

Através do acesso a redes sociais ou motores de busca como o google, as pessoas podem fazer uma comparação de preços, serviços, localizações ou consultar comentários de hóspedes anteriores. Por isso, a presença da sua marca no mundo online será decisiva para garantir a sua permanência no setor hoteleiro.

O mais importante sobre as estratégias de marketing, porém, é maximizar sua competitividade online e alcançar um bom posicionamento.

Neste contexto, se você pretende que a sua marca seja conhecida e alcance diferentes partes do mundo, o caminho certo para atrair hóspedes  é o marketing hoteleiro. É também a melhor alternativa se pretende aumentar as reservas do seu hotel.

5 estratégias de marketing para atrair hóspedes para o seu hotel

Nada é mais preocupante para a equipe administrativa e proprietários de hotéis do que a diminuição das reservas, uma vez que isso resulta em uma redução na receita e, em alguns casos, perdas econômicas significativas.

Sabemos que o setor hoteleiro é um dos mercados com maiores oscilações ao longo do ano. A lucratividade pode depender da época do ano em que a população está passando, tais como: verão, natal, festas, concertos, etc. Por isso existem o que chamamos de alta e baixa temporada.

Seja qual for a estação do ano, estratégias devem ser implementadas para manter um fluxo constante de hóspedes, para que o hotel nunca fique 100% vazio. Isso é possível, se realizarmos um plano de marketing adequado para atrair clientes.

Abaixo, mostramos 5 estratégias que você pode utilizar no seu negócio para aumentar as reservas.

1. Implemente campanhas personalizadas por e-mail 

Para gerenciar e usar com eficácia os dados dos hóspedes, todo hotel precisa ter um CRM (Customer Relationship Management). Além disso, com essas informações é possível automatizar e enviar e-mails comerciais para uma grande quantidade de pessoas ao mesmo tempo.

Nos últimos anos, tem-se verificado que a forma mais eficaz de utilizar o email marketing é através da segmentação do público-alvo. Para isso, é preciso criar grupos de contatos que tenham determinadas características em comum e ajustar cada e-mail baseado em seus interesses e necessidades. Desta forma, o público se sentirá mais identificado com o conteúdo oferecido pelo seu hotel e engajará mais.

O e-mail marketing usa as informações obtidas dos usuários e cria oportunidades para chamar sua atenção. Ao detectar uma oportunidade que permite atrair hóspedes, crie uma campanha que ofereça ao público informações mais detalhadas sobre o seu hotel. Inclua promoções ou pacotes que você acha atrativo para gerar mais vendas. Quanto mais personalizadas forem suas campanhas de marketing por e-mail, mais resposta elas terão.

É importante saber que existem várias ferramentas através das quais se pode consolidar uma base de dados de boa qualidade. Escolha a sua de acordo com as possibilidades de uso que se encaixam mais ao seu hotel. Observe sistemas onde haja informação qualitativa dos seus clientes, o que lhe permitirá descartar o envio de emails a quem já fez a reserva em seu hotel e segmentar os clientes que deseja atrair.

2. Forneça a opção de reserva direta em seu site

Há quem planeje viagens com meses de antecedência, enquanto há outros que aproveitam alguns dias de folga para fazer uma viagem e realizam uma reserva de última hora.

Por este motivo, recomendamos que inclua no site do seu hotel um motor de reservas que permita a venda direta. Isso permitirá que seus potenciais clientes saibam que podem reservar no momento necessário em seu hotel.

3. Crie um site com design responsivo 

O que é design responsivo? Nós explicamos para você.

Os viajantes de hoje planejam tudo através de seus dispositivos móveis. Por isso, é necessário que sua página se adapte a qualquer dispositivo: o conteúdo deve continuar legível numa tela de celular, tablet ou notebook – além da navegação continuar rápida seja qual for a plataforma. É isso o que implica um design responsivo.

Certifique-se de que o design da sua página é intuitivo e simples, forneça ao público todas as informações necessárias de maneira rápida e clara. Mostre imagens ou vídeos, pois isso ajudará a atrair mais atenção de seus clientes em potencial e garantir uma reserva, já que tem sido demonstrado que os usuários se identificam mais com este tipo de página.

O cliente vai sempre buscar a sua comodidade. Se uma empresa, além de atender às suas expectativas, permite também que todo o processo de reserva seja realizado de forma fácil e simples, esta será sem dúvida a sua primeira opção. Caso contrário, o hóspede sairá da página e procurará outras alternativas.

Há também uma tendência que tem se tornado bastante popular no setor de turismo: o desenvolvimento de aplicativos móveis. Isso garante uma conexão muito mais simples e direta com os usuários.

4. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais hoje são um boom. E, por isso, estar presente nelas também garante uma boa visibilidade. No entanto, é necessário que efetue um estudo completo do mercado e do seu público-alvo pois, dependendo dele, pode utilizar uma plataforma ou outra para atingir os objetivos pretendidos.

Não é necessário que você esteja em todos os canais: é melhor que você se concentre em criar uma presença sólida naquele que lhe permite um bom alcance e onde seus hóspedes em potencial estão mais ativos.

Como membro da OYO, você tem acesso às redes sociais da nossa rede hoteleira: investimos em conteúdos dedicados a propriedades, destinos e sazonalidade por região. Nossas redes sociais possuem mais de 26 mil seguidores no Facebook, 58 mil no Instagram e 26 mil no LinkedIn.

5. Use as técnicas corretas de Marketing Digital para conseguir um bom posicionamento do seu hotel nos motores de busca

Muitas são as ferramentas disponíveis para o setor hoteleiro ter uma presença online, como OTAs e redes sociais. Além disso, você pode implementar estratégias de inbound marketing para atrair hóspedes ao seu hotel através do seu site. 

Para isso, você deve tentar focar em alcançar um bom posicionamento de Search Engine Optimization (SEO), ou seja, a sua página deve ser organizada de forma que possa aparecer dentro dos primeiros resultados de pesquisa de um cliente potencial.

Como isso é feito? Através de estratégias de SEO, cujo objetivo é que a sua página obtenha um bom posicionamento nos motores de busca. Com o uso de palavras-chave e conteúdo relevante você pode alcançá-lo. 

Isso dará a você maior visibilidade, ou seja, mais pessoas conhecerão sua marca, se interessarão por ela e você atrairá potenciais clientes, que acabarão se expressando em maiores números de reservas.

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