0800 000 0696
alta temporada

Obrigatória a todos os hotéis e pousadas no Brasil, a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é uma exigência do Ministério do Turismo. O documento é simples e serve como regulamentação e segurança da movimentação diária de viajantes. Geralmente, a FNRH é entregue ao cliente no momento do check-in. Ele preenche os dados, devolve ao hotel e este, por sua vez, deve encaminhá-la para o órgão responsável dentro dos prazos determinados. 

Para que serve a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes?

Ao recolher e registrar os dados dos hóspedes de todos os meios de acomodação no Brasil, o Ministério do Turismo consegue traçar:

  1. Um padrão de tendências de viagem no país;
  2. O perfil de turistas em cada região – faixa etária, classe social, interesses.

Em cima disso, o governo federal toma decisões sobre os caminhos das políticas públicas de fomento ao turismo no Brasil.

Para você, como empreendedor de hotelaria, ter essas informações que o Ministério do Turismo condensa é muito importante. Com elas, você consegue traçar seu público alvo com exatidão. E, a partir daí, desenhar estratégias mais certeiras de divulgação e relacionamento com o cliente.

Como fazer uma FNRH

A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é um documento simples e direto. Solicita dados como nome, nacionalidade, profissão e outras características que podem definir o perfil do viajante. A OYO disponibiliza um modelo de FNRH para que seus parceiros utilizem como base. Clique aqui para baixar. Em cima desse exemplo, é possível personalizar com logotipo da sua empresa e inserir novos campos, se for necessário.

A FNRH geralmente é entregue ao hóspede, para que ele mesmo preencha as informações sem erros. Depois, os dados são digitalizados pelo hotel para ficarem salvos no sistema da empresa e para serem enviados ao governo.

Como adaptar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes para o período de pandemia?

Para diminuir os pontos de contato e, assim, seguir as orientações de órgãos de saúde na prevenção à Covid-19, duas opções se fortaleceram:

Check in antecipado. Neste caso, a FNRH é enviada por email antes do hóspede chegar ao hotel. Ele preenche e retorna à empresa. Dessa forma, na chegada para acomodação, o viajante não se demora muito na recepção, evitando também aglomerações neste ambiente.

Check in automatizado. Da mesma maneira como era feito antes da pandemia, o hóspede preenche os dados no momento da chegada ao hotel. No entanto, para evitar aglomerações na recepção e contato com os recepcionistas, a FNRH é preenchida digitalmente. 

Para isso, terminais de atendimento autônomo devem ser implementados no hall de entrada. Neles, cada viajante insere seu código de reserva, preenche os dados e libera o acesso ao próprio quarto.

Cadastrando a FNRH no Sistema Nacional (SNRHo)

A legislação também exige que os meios de hospedagem registrem todas as FNRH no Sistema Nacional de Registro de Hóspedes. Para utilizá-lo, é necessário cadastrar seu hotel no Cadastur. Depois, escolha a maneira que irá utilizar o sistema para transferir as informações das fichas. Você pode utilizar o SNRH de três formas:

  • Online. Nesta opção, você precisa ter acesso à internet. Com o cadastro feito, basta acessar o site do sistema e inserir as fichas em tempo real. Neste módulo, é preciso registrar os hóspedes diariamente.
  • Webservice. Destinado aos hotéis e pousadas que possuem um sistema próprio de gestão de reservas. Dessa forma, SNRH precisa ser integrado ao sistema da sua hospedagem. Os dados são encaminhados ao governo de maneira automática.
  • Offline. Indicado para meios de acomodação que não tem acesso diário à internet, este módulo é usado através de um software que precisa ser instalado no seu computador. A inserção das fichas também pode ser realizada em tempo real, mas o envio para o SNRH é feito manualmente. Para isso, deve-se gerar um arquivo em datas pré-determinadas.

Atenção: é também obrigação do empreendimento manter uma cópia da FNRH arquivada em formato digital.

Acompanhe os materiais de apoio OYO

No site dos Parceiros OYO são disponibilizados diversos materiais para facilitar e guiar a gestão hoteleira. Lá você encontra também um documento modelo para utilizar como base para a sua FNRH.

Faça uma cópia do nosso modelo de FNRH

Faça parte da rede de hotéis que mais cresce
no Brasil e no Mundo!