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Desenho ilustra homem pensando em como reduzir custos operacionais de um hotel - Parceiros OYO

Reduzir custos é um dos maiores desafios para qualquer negócio, mas muitas vezes é também parte essencial à sustentabilidade de um empreendimento de hotelaria. Através de algumas economias, é possível um respiro no orçamento e melhorar também o cotidiano e o nível de qualidade dos serviços do seu hotel. Veja abaixo como reduzir custos operacionais.

1. Invista em treinamentos para sua equipe.

Pode parecer estranho que esta seja uma dica de como reduzir custos operacionais. No entanto, treinar funcionários é uma oportunidade de trazer excelentes resultados a médio e longo prazo. Com uma equipe bem treinada, cada serviço é executado de maneira ágil e eficiente.

Dessa forma, as chances de falhas e prejuízos são diminuídas. O cuidado com o espaço e os móveis será maior e não haverá desperdício de recursos. O controle de reservas será realizado como o planejado e o atendimento também será impecável. Consequentemente, o orçamento para este tipo de problema também se reduz.

O treinamento da equipe proporciona o total aproveitamento do potencial de cada funcionário. Isso muitas vezes elimina a necessidade de novas contratações – assim como diminui os custos com a rotatividade de colaboradores.

2. Aprimore sua estratégia de marketing em hotelaria.

Se você possui uma análise bem traçada da sua empresa, sabe definir com muita precisão qual é seu público-alvo. Com isso em mente, refaça suas estratégias de divulgação e seja objetivo. Siga alguns passos:

– Foque em conteúdo orgânico, que é gratuito para ser publicado. A gama de publicações orgânicas varia de textos para blog a posts para redes sociais. Se souber utilizar recursos de cada plataforma, é possível potencializar o alcance de pessoas pelos canais de busca. Baseie-se nas técnicas de Search Engine Optimization (SEO) nos artigos de blog e hashtags nas redes sociais;

– Trabalhe suas comunicações em cima das necessidades do seu cliente real. Assim você produz conteúdos claros e certeiros, que irão atingir a persona que você deseja. O tempo gasto pela sua equipe de marketing também será válido, não perdido;

– Em publicações pagas, selecione muito bem o público que irá receber o anúncio. Dessa forma você não precisa de um valor alto de investimento na campanha. E, ao mesmo tempo, atinge um tipo de pessoa que está mais predisposta a fazer a reserva no seu hotel.

3. Pratique a responsabilidade ambiental.

Implementar novos procedimentos para economia de água é uma maneira de abaixar o valor dessa conta fixa mensal. Para isso, é necessário investir em tecnologias e métodos naturais de captação para redução do consumo.

E o mesmo vale para energia elétrica. Busque produtos que gerem menos consumo de luz. Lâmpadas fluorescentes, aquecedores e ar condicionados mais econômicos são bons exemplos. Há também os painéis solares de captação de energia e os sensores de iluminação são investimentos que trazem um retorno bastante rápido.

Além de ser uma fonte de como reduzir custos operacionais, também mostra a responsabilidade ambiental da empresa. Evidencia que seu hotel se preocupa com o uso sustentável de recursos naturais e impacto que o empreendimento gera na natureza.

É possível até mesmo realizar campanhas de recompensas. Assim, hóspedes são incentivados a se engajar também nessa pegada sustentável. 

4. Invista em tecnologia.

Os uso de recursos tecnológicos na hotelaria facilita o cotidiano de trabalho. Integra dados, automatiza processos e, assim, diminui a possibilidade de falhas. São muitos os benefícios de investir em tecnologia no ramo da hotelaria:

Economiza tempo e energia de seus funcionários – que podem focar em outras atividades;

Garante assertividade nas atividades de gestão e uso de dados;

Poupa gastos para o seu negócio, uma vez que o maior custo requerido será o investimento inicial;

Agrada seus hóspedes, pois oferece modernidade, agilidade e assertividade nas reservas.

Comunidade OYO

A qualidade do serviço oferecido é sempre prioridade dentro da comunidade de parceiros da OYO. No entanto, todos os parceiros da rede contam também com um planejamento financeiro e operacional. Essa combinação mantém os custos reduzidos e alinhados entre os departamentos. Fique atento ao site da Comunidade OYO para acessar conteúdos com dicas para empreendedores do ramo da hotelaria.

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