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Viajantes utilizam mapa nas buscas por hotel - Parceiros OYO

Hoje, não estar na Internet é quase o mesmo que não existir. Portanto, é de extrema importância utilizar algumas estratégias para conduzir e favorecer as buscas por hotel em sua região.

Os usuários buscam acomodações na web, fazem comparações e reservam do conforto de suas casas ou de qualquer lugar. E isso tudo acontece através dos motores de busca como Google, Yahoo e outros. O viajante pesquisa através de algumas palavras e, muitas vezes, nem imagina toda a estratégia que faz com que aquelas empresas que aparecem nos primeiros resultados estejam ali. 

Por este motivo, no momento a questão não deveria ser estar ou não online, mas, sim, onde estar para ter visibilidade e como fazer isso. Aparecer nos motores de busca é essencial e influencia diretamente no número de consultas e visitas que o site do seu hotel pode ter.

Veja algumas dicas de como aperfeiçoar essa estratégia.

1. Tenha um nicho

Alinhe muito bem seu público alvo e faça uma pesquisa do que eles procuram na internet. Há tanta competição hoje por espaço nos motores de busca que se posicionar com termos e palavras-chave extremamente gerais, chamadas de head tail no marketing digital, pode ser contraproducente. Palavras como o nome do destino são muito batidas e isso dificulta que sua empresa apareça nos primeiros resultados. Isso porque, para esses casos, as primeiras vagas já são ocupadas por portais grandes como Booking ou TripAdvisor.

Portanto, antes de empreender esta tarefa, é importante pensar sobre o negócio e se fazer as seguintes perguntas:

Como é o seu hotel?

Como isso se destaca?

Que tipo de público é esperado?

✔ Seu empreendimento tem algo que os outros não têm? Como restaurante, quadra poliesportiva, spa, entre outras opções.

Seu hotel é temático?

As perguntas são muitas e diversas. Ao respondê-las, é possível gerar estratégias para se posicionar em relação a determinados nichos. Desta forma, as chances de aparecer em buscas por hotel de pessoas com determinadas palavras aumentam.

2. Utilize a geolocalização

Para hotéis e alojamentos, os mapas são grandes amigos. A geolocalização do hotel é essencial para conduzir as pesquisas de acomodação dos usuários e aparecer na área de influência quando eles pesquisam. Além disso, é importante ter em mente que todas as pesquisas desta natureza atraem potenciais clientes, por isso pode ser de grande ajuda aparecer neles através da marcação em mapas online.

3. Crie um bom site

O design web é algo frequentemente subestimado. Por esse motivo, muitas empresas caem na armadilha de deixar essa tarefa nas mãos de uma pessoa conhecida, mesmo que ela não tenha a experiência necessária. E isso pode ser um grande erro.

Hoje os usuários visitam sites o tempo todo, todos os dias, muitas vezes ao dia. Isso os acostuma a usá-los de uma determinada maneira. Se o layout não for clara, intuitivo e facilitar a navegação, os usuários podem se cansar rapidamente e sair sem finalizar uma reserva. 

Além disso, devemos ter em mente que a maioria dos viajantes acessa sites a partir de seus dispositivos móveis e, por isso, é fundamental que a web se adapte a todos os formatos. Responsividade e experiência do usuário são fundamentais para um bom site, por isso é importante que seja desenvolvido por especialistas na área.

4. Tenha um blog

Quando as empresas de hotelaria criam seu site, normalmente criam blogs dentro dele. Esta é uma grande aposta, especialmente para otimização de mecanismos de pesquisa, uma vez que quanto maior o volume de artigos publicados e palavras-chave do nicho utilizadas, mais relevante a presença da sua empresa na internet. Porém, se o blog ficar vazio ou desatualizado, se não gerar movimento, é melhor não criá-lo. 

Para que o Google considere um blog relevante, é preciso ter cuidado. Ele deve receber posts constantemente, com texto configurado nas boas técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e oferecer informações relevantes e interessantes.

5. Faça ofertas especiais

No ramo do turismo e da hotelaria, é muito comum aproveitar datas especiais para fazer promoções ou ofertas. O Google valoriza positivamente esse tipo de conteúdo e pode posicionar bem um site que oferece alguns benefícios para esses eventos.

Assim, para liderar as buscas por hotel numa região, recomenda-se lançar ofertas que sejam originais, com título e conteúdo criativos e que chamem a atenção, mas que permaneçam claras na mensagem. Uma boa maneira de fazer isso é por meio do Google Ads.

6. Use os anúncios de hotéis do Google

O Google Hotel Ads é uma plataforma online para divulgação de hotéis. O que ela faz é direcionar o público em busca de hospedagem diretamente para canais de reservas que estão relacionados à pesquisa realizada pelo viajante. Em outras palavras, quando um usuário pesquisa no Google por “hotéis na Cidade do México”, por exemplo, os anúncios pagos e de agências de viagens mais populares aparecem primeiro nos resultados da pesquisa. Os hotéis, com esta ferramenta, têm acesso à possibilidade de colocar o seu empreendimento em evidência de maneira paga.

7. Seja fácil de encontrar

Os usuários de hoje estão totalmente preparados para conduzir suas próprias pesquisas por meio de sua maior ferramenta, a Internet. Porém, está comprovado que a maioria das pessoas não tende a ir além da primeira página de resultados. Além disso, o fato de ser difícil encontrar uma empresa de turismo ou um hotel pode gerar um sentimento de desconfiança.

Portanto, para orientar a busca por hospedagem, recomenda-se que apareça em todos os sites e redes por meio das quais os viajantes possam procurar hotéis. O SEO de suas páginas deve estar sempre atualizado, usando palavras-chave estratégicas e relacionadas ao hotel. Também é muito importante que o tempo de carregamento da página seja rápido.

Remarketing

A taxa de abandono das reservas de hotel costuma ser muito elevada. Além disso, é comum que as pessoas iniciem um processo de reserva e depois se esqueçam ou se arrependam, sem finalizar o processo. Existem maneiras de aproveitar o caminho percorrido por esses usuários que ainda não se tornaram hóspedes. Essa forma é chamada de remarketing.

O remarketing é especialmente útil para a hotelaria. É a estratégia que utiliza os dados fornecidos pelo viajante durante a tentativa de reserva – como nome e email – e permite que você envie peças de divulgação utilizando essas informações. Assim, é possível voltar à tela e à memória daquelas pessoas que em algum momento se interessaram pelo hotel. E isso aumenta as chances do usuário se interessar novamente e tornar-se, desta vez, um hóspede.

8. Junte-se a uma rede de hotéis

Pertencer a uma rede hoteleira o ajudará, sem dúvida, a liderar a busca por hotel e a aumentar a sua relevância na região do seu empreendimento. Como membro da OYO Hotels, há vários benefícios para você:

Gerenciamos e damos a você maior visibilidade nas agências de viagens online (OTAS);

Treinamos toda a sua equipe com as melhores práticas de hotelaria;

Geramos um maior fluxo de clientes com a comunicação da marca;

Otimizamos o seu tempo e o de sua equipe com nosso Sistema de Gestão Hoteleira;

Resolvemos as suas dúvidas e as dos seus convidados com um atendimento personalizado;

Fazer parte de uma rede hoteleira com presença global nunca foi tão fácil. Somos uma rede dirigida a proprietários de hotéis que procuram a melhor experiência possível para os seus clientes de uma forma acessível e confortável.

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