
Atualmente Big Data e turismo andam de mãos dadas em uma revolução crescente. Desde o início da sua implantação no setor hoteleiro, o uso de dados nos permitiu compreender melhor as necessidades dos clientes. Agora o foco mudou, pois pode-se garantir a boa prestação de serviços, lealdade e melhoria da reputação da marca.
Coletar dados para entender melhor seus clientes e entender os motivos do que eles desejam é essencial para atrair e fidelizar hóspedes.
O que é Big Data e qual sua importância no setor hoteleiro?
Em termos simples, Big Data refere-se à captura, armazenamento e processamento de um conjunto de dados frente a uma grande variabilidade, velocidade de recebimento e volume de informações. Essa ferramenta permite moldar e testar hipóteses sobre aspectos do seu negócio que podem agradar os hóspedes em um curto espaço de tempo.
Com a coleta de dados, busca-se as tendências para embasar a tomada de decisões com rapidez e eficiência.
Responder a problemas baseados em dados diminui a probabilidade de falha. Isso significa que é possível rever em um histórico certo padrão comportamento, a fim de saber o que nos espera no próximo período e à luz de determinados cenários.
E, se podemos prever comportamentos, também podemos modificá-los para obter resultados mais favoráveis para o negócio.
Por isso, Big Data e turismo começaram a se unir. Por meio dessa análise, o setor hoteleiro pode identificar oportunidades ou possíveis problemas em tempo hábil para encontrar soluções eficazes.
No cenário atual, a solução de Big Data mais acessível para os hoteleiros independentes é a que os Parceiros OYO utilizam: uma plataforma acessível remotamente a partir de vários dispositivos para conhecer a situação operacional e administrativa de um imóvel. A OYO também oferece treinamento a proprietários, executivos e gerentes com certificações, otimização de processos e redução de custos com um marketplace para adquirir os suprimentos necessários à operação.
Big Data e turismo: como a implementação dessa ferramenta pode beneficiar meu hotel?
Da operação diária aos gastos eficientes, o setor hoteleiro pode se beneficiar dos dados obtidos de diversas formas:
- Otimizando o investimento das campanhas de marketing digital;
- Aprimorando os pacotes turísticos e suas ofertas;
- Identificando em qual país ou região se concentrar para atrair mais clientes;
- Evitando o desperdício de insumos,
- Tendo o pessoal necessário para atender a demanda nos períodos temporários; entre outros.
A posse e análise desses dados favorecem a tomada de decisão e melhoram a forma como o seu hotel atua frente à concorrência. Devido ao Big Data no turismo é possível identificar o seu público alvo e clientes potenciais em qualquer etapa do processo de planejamento de viagens.
Benefícios do Big Data e turismo
Alguns dos benefícios que podem ser obtidos com a implementação de tecnologias de Big Data no setor hoteleiro são:
✔ Fidelizar e atrair o viajante: conhecer melhor os clientes traz duas vantagens importantes. Por um lado, oferecer produtos e serviços mais adaptados a eles e às suas necessidades – o que leva ao outro ponto, que é ter hóspedes satisfeitos.
✔ Analisar as conversas que as pessoas têm nas redes sociais em relação à sua marca, juntamente com o estudo da pegada digital (rastreamento, análise dos dados gerados pela compra que esses usuários fazem na internet, quanto tempo dura cada hospedagem, etc.). Tudo isso oferece informações valiosas para atrair e reter mais clientes.
✔ Antecipar as necessidades do hóspede: entender os clientes permite que você antecipe o mercado e o comportamento do seu público alvo. O que ajuda a criar planos mais personalizados, adaptados às necessidades individuais de cada turista.
✔ Melhora a tomada de decisão: o uso de Big Data permite gerenciar seu negócio de forma mais eficiente a um custo menor, tomando decisões muito mais inteligentes e assertivas com base nos dados obtidos dos próprios hóspedes.
✔ Melhorar o impacto das estratégias de marketing: a divulgação pode ser aprimorada com o uso dessa tecnologia pois, ao obter uma grande quantidade de dados, é possível determinar o que os usuários estão procurando e modificar a estratégia.
Implemente a tecnologia Big Data no seu hotel
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