0800 000 0696
Imagem ilustra gestão hoteleira de hotéis independentes - Parceiros OYO

A gestão hoteleira não é uma tarefa fácil, especialmente se a função se trata da administração de hotéis independentes. Muitos aspectos devem ser levados em consideração e, geralmente, é uma equipe bastante pequena que se encarrega pela manutenção e controle de tudo. Ao contrário das grandes redes hoteleiras, que podem dispor de meios para contratar uma equipe multidisciplinar maior para o cumprimento de cada tarefa necessária.

Apesar de ser um processo complexo, não é impossível realizá-lo – apenas requer organização e uma boa estratégia. Aqui, iremos te dar algumas ferramentas para que possa gerir melhor o seu hotel.

O que são os hotéis independentes?

Quando falamos de hotéis independentes nos referimos a todos os empreendimentos que são de propriedade e operação próprias, o que significa que nenhum outro indivíduo pode usar o seu nome ou marca. Em resumo, todos os hotéis que não pertencem a uma rede hoteleira ou franquia são considerados hotéis independentes.

Esse tipo de empreendimento, ao contrário de um hotel de rede, é capaz de proporcionar um tratamento mais personalizado aos seus hóspedes. Isso porque os proprietários costumam ser moradores locais, os estabelecimentos geralmente são menores e com um número reduzido de hóspedes, o que permite um melhor controle.

O que é uma rede de hotéis?

Um hotel de rede, por sua vez, é aquele que faz parte de um grupo de hotéis operados pela mesma pessoa ou empresa. Ou seja, empreendimentos que, por meio de uma mesma administração, fazem a gestão de um número variável de hotéis localizados em áreas distintas.

Quer sejam proprietários parciais ou totais da rede, são os responsáveis ​​pela gestão hoteleira – do seu marketing até a administração.

Benefícios e desvantagens de hotéis independentes

Entre os benefícios de hotéis independentes, podemos citar:

  • Preços: a pouca variabilidade de preços permite garantir receitas frequentes;
  • Autonomia financeira: não há uma equipe que exija uma constante prestação de contas na gestão hoteleira, o que permite que o empreendimento seja totalmente independente.

Quanto às desvantagens, podemos elencar:

  • Volume: o volume de clientes é menor em relação às redes de hotéis;
  • Divulgação: não ter um escritório de marketing especializado na promoção do seu hotel pode prejudicar a divulgação da sua empresa;
  • Acordos: geralmente, hotéis independentes não estabelecem acordos com OTAs e, por isso, podem ter menos alcance de público.

Administração de hotéis independentes

A gestão hoteleira nesses casos é, geralmente, feita por uma equipe relativamente pequena e funciona como uma espécie de empresa familiar. Os hotéis independentes não têm um número muito alto de hóspedes quando comparados a um hotel de rede.

Para alcançar o sucesso, deve haver uma boa gestão e administração. Porém este processo pode tornar-se complexo, já que normalmente o acompanhamento é feito como na velha escola: com papel, lápis e talvez alguma outra planilha excel, às vezes não  executada utilizando todo o potencial do programa. Tudo isso gera muito mais trabalho e sempre há erros de cálculo.

O melhor conselho que lhe podemos dar é a implementação de um Sistema de Gestão Hoteleira. Essas são as ferramentas utilizadas por grandes redes hoteleiras para poder realizar todos os processos administrativos de forma ágil e eficiente, bem como ter um melhor controle de reservas e clientes.

Gestão hoteleira: leve seu hotel para o próximo nível

Se gerenciar seu hotel se tornar uma complicação ao executar sozinho, uma boa ideia é fazer parceria com alguém que tenha experiência na área e te ajude a levar sua propriedade para o próximo nível.

Como membro da OYO Hotels você terá a plataforma para posicionar seu hotel nacional e internacionalmente, com uma equipe especializada que te ajudará em:

Implementação Tecnológica: Proporcionamos visibilidade e eficiência operacional com a utilização de apps e de um Sistema de Gestão Hoteleira.

Consultoria operacional: Reduzimos custos operacionais de hotéis independentes e melhoramos a experiência do cliente com um centro de suporte especializado.

Posicionamento da marca: Aumentamos o reconhecimento do seu hotel a nível nacional e internacional nas nossas plataformas.

Padronização da experiência: Fidelizamos seus clientes por meio de serviços e instalações de qualidade internacional.

Otimização de receita: Aumentamos a ocupação dos quartos do seu hotel por meio de estratégias de preços e gestão de agências de viagens online (OTAs).

E se formos parceiros? Eu quero ser um parceiro.

Faça parte da rede de hotéis que mais cresce
no Brasil e no Mundo!